Return to site

Como trabalhar na Alemanha

Você domina o idioma alemão e acredita ter perseverança suficiente para superar barreiras e obster um emprego em Berlim?

Chances para trabalhar na Alemanha em 2019

Trabalhar na Alemanha em 2019 não é uma tarefa difícil. Apesar de ter diversas dificuldades e contratempos naturais para uma mudança desse tamanho, o desafio pode sim ser enfrentado se você tiver disposição e energia para fazer aquilo que precisa ser feito.

Abaixo estamos deixando poucas dicas para que você possa fazer um bom currículo alemão.

  1. Quantas páginas
Normalmente, um currículo alemão não deve ter mais que duas folhas. Melhor mesmo é que seja uma. Os currículos demasiado longos tiram a atenção, foque nas etapas que são mais decisivos. Dessa maneira,faça tópicos dizendo o que é que a empresa a que está se candidatando não deveria deixar de saber sobre você e concentrar-te nesses pontos.

  1. Que layout
Dedique algum tempo na elaboração do layout do currículo. Os dados nele contidas devem ser fáceis de serem encontradas. A letra usada deve ser Arial ou o Times New Roman e o tamanho mais adequado é entre os 11 e 12 pontos.

  1. A estrutura
Estruture seu currículo. Não podem faltar informações essenciais: dados pessoais (nome, nacionalidade, moradia, data de nascimento), escolariedade e experiência profissional, qualificações adicionais . Além disso, é importante escrever os conhecimentos de informática e de outros idiomas.

Tudo isso deverá ser escrito com uma sequência cronológica.

  1. A revisão
É sempre recomendado fazer uma revisão geral antes de despachar o currículo.

Preste atenção se as datas que mencionou batem com as que estão escritas nos certificados e documentos.

Controle se os nomes tanto da empresa, quanto do funcionário de recursos humanos estão escritos de maneira correta.

  1. Pede a uma outra pessoa que reveja o teu currículo
Antes de enviar os papéis, peça a um colega, para dar uma olhadinha.

  1. A fotografia
A foto não é exigida pe lei, mas aconselho a enviar. Procure um profissional e tire uma fotografia para efeitos de candidatura.

Onde encontrar empregos?

Faça uso da internet para encontrar vagas de emprego na alemanha.

Outras dicas valiosas:

Providencie o visto para trabalhar

Tenha toda a documentação necessária. Desde 2015, obter visto de trabalho na Alemanha passou a ser mais fácil para nós brasileiros.

Quem é cidadão da União Européia ou casado com um membro da UE tem autorização para entrar na Alemanha. Para as pessoas que não se se enquadram nesse perfil tem que requisitar o Blaue Karte, para que consigam uma autorização de trabalho com baseada na formação acadêmica.

Domine o idioma

deixo aqui uma dica óbvia, aprenda o alemão na ponta da língua. Isso te ajudará muito a sua entrada no mercado de trabalho!

Vania Prais

Morou mais de 20 anos na Alemanha aonde concluiu curso técnico na área de informática e cursou direito comercial na FH bielefeld.

Bem sucedida na área de informática e atuou como examinadora em muitos processos seletivos. Hoje habita na suíça e é empreendedora digital.

Escreveu um E-book de nome currículo campeao explicando minuciosamente todo o processo.

Saiba mais sobre o E.book currículo campeao